Universidade do Minho vai lançar satélite a bordo de foguetão da Space X
A Universidade do Minho prepara-se para lançar um satélite a bordo de um foguetão da Space X, do empresário Elon Musk. Chama-se “Prometheus“, símbolo da busca do conhecimento, e é um concentrado de tecnologia que vai ficar a 500 quilómetros de altitude. Os dados que enviar permitirão testar e desenvolver o conhecimento científico português na área da Engenharia Aeroespacial.
Pela terceira vez em menos de um ano, um satélite português será colocado no espaço.O “Prometheus” parece um cubo mágico, mas representa todas as funcionalidades de um satélite grande.
O verdadeiro está a caminho dos Estados Unidos, de onde vai ser lançado,mas na Universidade do Minho ficam várias réplicas do satélite. Permitem, por exemplo, que Carolina Martins, aluna do 1.º ano do curso de Engenharia Aeroespacial, tenha já oportunidades com que nunca sonhou.
“Nunca pensei que fosse já mexer num satélite destes tão cedo!”, comenta a jovem. “Foi uma coisa que me fascinou bastante.”
Um fascínio que este projeto quer replicar em muitas outras salas de aula. “Com ele, podem aprender o que vai dentro do satélite e o que é necessário para pôr um satélite em órbita”, nota Alexandre Ferreira da Silva, professor do departamento de Engenharia Eletrónica Industrial da Universidade do Minho.
Essa experiência podevir a ser fundamental na formação de futuros profissionais de uma área que está em grande expansão no país. Além da Universidade do Minho, este projeto envolve também o Instituto Superior Técnico e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon.
O lançamento do “Prometheus” acontece dentro pouco mais de um mês.
Link da reportagem: U.Minho lança Satélite